sábado, 12 de março de 2011

Como decorar bolos e tortas com o chantilly



Resfriamento

É preciso resfriar o chantilly conforme o fabricante solicita, caso seja o creme de leite a mesma coisa tem que ser o creme de leite fresco e gelado, para não errar resfrie também o globo da batedeira e a tigela só depois de td resfriado começar o preparo(detalhe é resfriado e não congelado).

Ponto

Após fazer o resfriamento bater na batedeira, importante que para cada etapa da decoração tem um ponto de chantilly diferente. Ex: para cobrir o bolo e utilizar bicos de desenhos delicados usar o chantilly no ponto liso ou seja bater até que fique liso não deixar formar bolinhas de ar, e para bico tipo pitanga bater um pouco mais até aparecerem as bolinhas de ar.
Depois de pronto não ficar mexendo pegar com espátula em porções.

Decorar
Na hora de decorar colocar em poucas quantidades no saco de confeitar e segure na parte de cima que ficar sobrando, caso sua mão seja muito quente aconselho usar luvas, pois o calor das mãos desanda o chantilly.
Para quem está começando aconselho comprar apenas dois bicos coringas que são o pitanga e o perlê, que existe de vários tamanhos.
Antes de começar a confeitar o bolo é melhor que primeiro treine em uma forma virada pra baixo, pra vc se familiarizar com o bico, em seguida imagine que decoração quer fazer no bolo só depois comece sem medo de ser feliz solte a imaginação.

Limpeza de utensílhos sujos de chocolate e chantilly

Retire o exesso do recipiente e depois lave com água morna e sabão.

4 comentários:

  1. Juliana, que bico é esse que vc usou nesse bolo de arabesco? O problema e manusiar de forma que saia bonito. que curso vc oferece que eu possa aprender?
    Fabíola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fabiola desculpe a demora e que meu blog foi hackeado ta então eu usei o bico pitanga maior me ad face que te explico melhor ta bj

      Excluir
  2. mto legal eu sempre quis aprender a decorar cm chantilly....

    ResponderExcluir