segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como derreter o chocolate


O processo de derretimento do chocolate é simples porém tem seus segredos, independente do sabor do chocolate(ao leite, branco, meio amargo...) o processo é sempre o mesmo.

Derretimento no Microondas:
Faça raspas com o chocolate ou pique em pequenas partes(você pode utilizar em quadrados grandes mas eu acho que demora um pouco mais) algumas marcas já vem em pedacinhos pra você usar. Coloque em um recipiente de preferência tipo marinex porque ele vai conservar a temperatura por mais tempo e não pega cheiro nem sabor da vasilha, pode se usar também vasilha de plástico que possa ir ao microondas porém tome cuidado tem que estar bem limpa e sem cheiro de outra coisa porque vai passar para o chocolate. Coloque na potência média por 30 segundos tire e mexa um pouco e coloque novamente por mais 30 segundos mexa, repita este processo até que o chocolate esteja derretido por completo as vezes pode ficar uns pedacinhos não tem problema vá mexendo até eles dissolverem. Nunca queira fazer rápido precisa respeitar este tempo de 30 segundos não vá colocar 1 minuto de uma vez vai superaquecer o chocolate e as vezes chega até queimar e ai você perde tudo.

Derretimento no banho maria:
Para este processo você vai precisar de um pouco mais de atenção. A vasilha que vai colocar o chocolate precisa ser alta de preferência tipo marinex e não pode tocar a água e nem o fundo da vasilha de baixo, pq vai superaquecer o chocolate e até queimar, e também pode cair gotas de água e de vapor e vai perder o ponto e a textura do chocolate. Utilizae o chocolate picado ou em raspas conforme explicado acima, esquente a água da vasilha que vai ficar de baixo até que comece a formar umas bolinhas no fundo(não é para ferver ok) desligue o fogo e coloque a vasilha com o chocolate encima NÃO TAMPE pq vai suar a tampa e cair gotas de água no chocolate, mexa devagar até que derreta tudo. 

Dica: Todos os utensílios a serem utilizados devem estar secos e limpos de preferência higienizados com alcool(sem perfume).
 No verso da embalagem do chocolate também tem as instruções para o derretimento.

Atenção: Muito cuidado com a água e o vapor se cair uma gotinha no chocolate vai perder a textura e não vai ser mais possível utilizar para fazer ovos, trufas...Se por acaso acontecer não vá se desfazer dele faça um trufado ou uma ganache tem receita no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário