sábado, 24 de março de 2012

Dicas para fazer ovos de Páscoa para Iniciantes

Oi meus amores!!   devido a mts emails que estou recebendo de colegas com dúvidas sobre  fazer ovos vou tentar fazer uma explicação bem detalhada...ok espero que fique bem explicado!


1º Passo - Escolha do chocolate

Bom tem uma postagem bem legal falando sobre isso, mas antes de escolher precisa saber que tipo de cliente vc pretende atender se for para classe mais baixa ou para clientes não tão exigentes escolher as coberturas fracionadas de boa qualidade  mas cuidado pq algumas não são boas, se for atender tds as classes sempre ter as duas opções então exemplo cobertura fracionada ai vc oferece um produto mais barato e pra classe mais alta ou para clientes bem exigentes usar o nobre este não é dificil pq tds marcas que conheço são boas.

2º Passo - Escolha dos tamanhos

Pincipalmente pra quem vai começar aconselho vender os tamanhos que mais vendem 0,250kg - 0,500kg - 1,000kg fica bem mais fácil assim do que vc fazer todos os tamanhos. Para ovos ao leite fazer com a forma do peso mesmo exemplo ovo de 1,000kg fazer com forma de 1,000kg mas para ovos recheados sempre fazer com a forma um pouco menor exemplo para ovo de 1,000kg recheado fazer com a forma de 0,750kg pq depois de recheado ele passa muito do peso ai se faltar vc completa com bombons ou vc pode fazer na forma de 1,000kg mesmo e cobrar o adicional que geralmente é 150g a 300g a mais dependendo do recheio mas pra isso vc precisa já colocar o valor no preço da tabela e não cobrar a mais na hora que o cliente vier buscar...ok

3º Passo  - Limpeza dos utensílhos e local de trabalho   

Depois de td limpinho passe um papel toalha com alcool sem perfume pra tirar os pelinhos de guardanapo ficar bem higienizado e bem seco pq o chocolate não gosta de umidade, passe em td que for usar. De preferência a espatulas e colheres de silicone pq dá pra vc retirar td chocolate dos recipientes. Use toca sempre, avental e roupas limpas, sapato fechado, e casa tbm precisa estar bem limpa sem pó nem cheiros de produtos de limpeza pq o chocolate é mt sensível pega cheiro fácil. O local também precisa estar fresco e arejado.

4º Passo - Derretimento e temperagem

Derretimento no Microondas:

Faça raspas com o chocolate ou pique em pequenas partes(você pode utilizar em quadrados grandes mas eu acho que demora um pouco mais) algumas marcas já vem em pedacinhos pra você usar. Coloque em um recipiente de preferência tipo marinex porque ele vai conservar a temperatura por mais tempo e não pega cheiro nem sabor da vasilha, pode se usar também vasilha de plástico que possa ir ao microondas porém tome cuidado tem que estar bem limpa e sem cheiro de outra coisa porque vai passar para o chocolate. Coloque na potência média por 30 segundos tire e mexa um pouco e coloque novamente por mais 30 segundos mexa, repita este processo até que o chocolate esteja derretido por completo as vezes pode ficar uns pedacinhos não tem problema vá mexendo até eles dissolverem. Nunca queira fazer rápido precisa respeitar este tempo de 30 segundos não vá colocar 1 minuto de uma vez vai superaquecer o chocolate e as vezes chega até queimar e ai você perde tudo.

Derretimento no banho maria:

Para este processo você vai precisar de um pouco mais de atenção. A vasilha que vai colocar o chocolate precisa ser alta de preferência tipo marinex e não pode tocar a água e nem o fundo da vasilha de baixo, pq vai superaquecer o chocolate e até queimar, e também pode cair gotas de água e de vapor e vai perder o ponto e a textura do chocolate. Utilize o chocolate picado ou em raspas conforme explicado acima, esquente a água da vasilha que vai ficar de baixo até que comece a formar umas bolinhas no fundo(não é para ferver ok) desligue o fogo e coloque a vasilha com o chocolate encima NÃO TAMPE pq vai suar a tampa e cair gotas de água no chocolate, mexa devagar até que derreta tudo.


 Temperagem(apenas para chocolate nobre a cobertura fracionada não precisa)
 
Quando derretemos chocolate a manteiga de cacau se separa,sendo necessário temperá-lo para que ele fique novamente homogêneo. Temperar chocolate significa resfria lo até que atinja a temperatura ideal que é de 30 ºC a 32 ºC para chocolate meio amargo e 29 ºC e 30 ºC para ao leite e branco. Para quem não tem termômetro pode usar o palite de dente, mergulhar um palito no chocolate ao lábio inferior; Se o chocolate estiver frio é porque está ponto para ser utilizado na confecção de bombons,trufas,pães de mel, ovos de páscoa...

Método profissional
Derreter o chocolate em banho maria ou microondas depois coloque em uma mesa de mármore ou granito mexer com espátula até atingir a temperatura indicada, ou até que sinta que o chocolate no palito esteja frio.

Método caseiro
Derreter o chocolate em banho maria ou microondas depois colocar dentro de uma tigela de vidro depois dentro de um banho-maria frio. Mexe-se o chocolate até que atinja o ponto.
 
Método que eu faço
Derreto metade do chocolate em banho maria ou microondas exemplo se for fazer 1kg derreta 0,500kg assim que derreter retire do banho maria ou microndas e adicone o restante do chocolate 0,500kg e mexa até derreter td depois coloque o recipiente dentro de outro recipiente com agua fria e não gelada pq se vc por gelada vai dar choque térmico mt rápido ai ele vai endurecer depois derreter e esse recipiente precisa  encaixar bem sem afundar, mexa até esfriar pra saber a temperatura certa eu coloco um pouco nos lábios se estiver frio já tá pronto pra usar se estiver morno mexa mais até ficar frio, ai é só colcoar nas formas de acetato que tiver. Deixe secar  dentro da geladeira ou fora até que fique opaco a formaai vc retira com cuidado sem apertar pra não quebrar, caso for por na geladeira coloque na temperatura mínima e na parte debaixo pq se estiver mt frio vai ou ficar mt tempo na geladeira o ovo vai suar depois que tirar da forma e ficar sem brilho
 
6º Passo - Rechear
 
Depois de ter feito a casca sem tirar da forma  passe uma camada de recheio e feche com o chocolate derretido e volta pra geladeira até ficar firme.
 
7º Passo - Embalar
 
Depois de pronto evite ficar pegando pra que não fique as marcas dos dedos ou use uma luva de silicone bem fina na hora de embalar embrulho uma parte por vez com o papel chumbo bem certinho pra ficar bonito não tem segredo é só envolver o ovo com o papel ele adere ao formato do ovo com facilidade depois de ter feito isso com as duas partes coloque os bombons dentro de uma parte junte as duas e coloque emcima do copinho depois pegue a folha e coloque o ovo dentro bem no meio se for fazer com folha mesmo pegue as duas pontas no meio e vai pegando o restante depois feche com o arame coloque o laço ajeite bem bonitinho tá pronto!!!
 
Quem quiser colar um ovo no outro da mais trabalho mas dá pra fazer pegue uma forma reta esquente um pouco e coloque as pastes do ovo encima tem quee ser bem rápido dpois de retinha coloque um encima do outro rapidamente e espere secar pra embalar.
 
 
Cálculo de preço:

Para calcular os preços dos ovos vc vai ter que fazer algumas contas, primeiro coloque td na ponta do lapis que vc gastou pra fazer um ovo

Exemplo ovo de 0,250kg sem recheio

Chocolate ao leite R$10,00 o kg então 0,250kg dele custará R$2,50 ou seja só com o chocolate vc gastou R$2,50

Embalagem  - Papel = R$1,00
                       Laço = R$0,50
                       Copinho - este sempre vende com 10 unidades vamos supor que custe R$1,00 a embalagem com 10 então a unidade seria  R$0,10  
                      Chumbo para embrulhar - este vende de pacote também tem pacote com 3 unidades e pacote com 50 unidades vamos supor que o pacote com 3 custe R$1,50 então a unidade seria R$0,50
                       Adesivo - R$2,00 pacote com 100 unidades então custo da unidade seria R$0,02

Custo da embalagem seria = R$2,12




Custo total do ovo 0,250kg = R$4,62

PREÇO PARA VENDA:

Valor do custo = R$4,62 x3 = R$13,86

Sugestão de venda : R$14,00 a R$15,00


Dicas:

Faça com mt calma pq se fazer correndo não vai dar certo principalmente a temperagem 
Para iniciantes e pra quem quer praticidade existe embalagem  já prontas no formato do ovo chamam embalagem express mais faceis e bonitas porém um pouquinho mais cara mas vale a pena e também laços prontos  é só puxar pacote vem 10 unidades tem pequeno e grande mt lindos varias cores o preço varia de 4,00 a 6,00 dependendo da região o grande e 2,50 a 4,00 o pequeno
Ovos em formato de coração vendem bem  vc pode escrever eu te amo fica mt legal os clientes adoram
Tenha sempre uma promoção pra chamar atenção de mais clentes
Faça os bombons as embalegens e laços com antecedência
Também dá pra fazer as cascas dos ovos antes  ai  qd for rechear ou seja qd estver mais próximo da Páscoa coloque a casca de volta na forma recheie depos feche.
 

SE FALTOU ALGO ME FALEM AI EU POSTO DE NOVO...OK

BEJUSSS E BOAS VENDAS!!!!

2 comentários:

  1. Olá,Juliana,gostei do post. Quero fazer ovos de páscoa,mas não para vender,mas atender a um público bem exigente aqui de casa. Tenho uma sobrinha e um afilhado. Quer público mas exigente que esse?...rsrs. Minha dúvida,na verdade, se refere a marca. Utilizar marcas como GAROTO ou LACTA sai muuuuito caro. Percebi que em lojas especializadas existem outras marcas existentes,mas qual delas é a melhor? Não quero fazer um produto que tenha aquele gosto horrivel,porque,como eu disse, o meu público é bem exigente. Por favor,me dê uma dica de que marca devo comprar. Nõa se trata de propaganda e sim de alguem que quer evitar engordar só por que teve que experimentar todas as marcas pra saber qual a melhor...rsrs, Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nina td bem? srsr realmente os parentes são os mais exigentes, então tem uma marca nova que chama sicao(barry) mt boa e preço bom mas só tem em lojas especializadas e se não achar tem o melken(harald) e o Genuine(cargil)mt bons tbm esses três são nobres e precisam de temperagem e são mais baratos que garoto...ok mas se quiser um mais barato ainda e que não precisa temperar tem o top(harald) a maioria dos meus pedidos são dele e nunca tive reclamações se tiver mais duvidas to aki....bejus

      Excluir